26 de Agosto | RECITAL PIANO e VIOLÃO | Valdilice de Carvalho e Marcelo Fernandes


Programa:



Primeira Parte – piano

Mulheres Compositoras

Clarisse Leite (1917-2003)
Marquesa de Santos (Minueto)
M.Apparecida Cortes Macedo (1937)
Caríssima (Mazurca)
Najla Jabor (1915-2001)
Jongo
Nilcéia Baroncelli (1945)
Fim de Filme (Valsa)
Dinah Menezes (1924)
Predileta (Valsa)
Emília De Benedictis (1919-1996)
Viagem
Emília Resende (1895-1977)
Paisagem
Nina Makarova (1908-1976)
Estido opus16 n.2

Segunda Parte – violão

Fernando Sor (1778 1839)
Seis Estudos
Tema Variado op. 15
Mauro Giuliani (1781 – 1829)
Três Estudos
Grande Overture op. 61



VALDILICE DE CARVALHO Pianista de São Paulo, iniciou seus estudos com Margarida Viserta e diplomou-se pelo Conservatório Musical Carlos Gomes de São Paulo, na classe de Sarah Lima. Aperfeiçoou-se com Helena Plaut , uma das principais assistentes de Magda Tagliaferro e participou de várias master classes de diversos pianistas, bem como cursos de extensão cultural.
Como bolsista realizou na Europa estudos em Santiago de Compostela (Espanha),Saint Preux (Suíça),Salsburgo (Áustria) e na Holanda no Conservatório Real de Haia, tendo sido a primeira brasileira a estudar nessa instituição de ensino .
Fez apresentações em diversas escolas e centros culturais holandeses, tendo inclusive tocado no célebre Concertgebouw de Amsterdam.
Em seus recitais solo e de música de câmara tem executado trabalhos em primeira audição e muitos compositores lhe dedicaram diversas obras.
Foi uma das pioneiras em realizar um recital solo com composições de mulheres .
Possui um total de cinco CDs gravados :
-Luiz e Alexandre Levy (única antologia conjunta existente sobre esses dois compositores),
-Valsas Brasileiras,
-Páginas Brasileiras,
-Viagem (destaque para a música portuguesa),
-Em Tempo de Valsa
Paralelamente desenvolve trabalho didático particular e em instituições de ensino,assim como na organização de eventos e concursos musicais.
Participou de vários congressos nacionais e internacionais,tendo feito palestras ,ministrado master classes e participado do júri de concurso de piano nos Encontros Ibero-Americanos de Piano realizados em Havana (Cuba).

MARCELO FERNANDES é Bacharel em Violão, mestre e doutor em Artes pela Universidade de São Paulo e tem entre seus mestres Abel Carlevaro, Edelton Gloeden e Edna Baldassi.

Há mais de dez anos, empreende frutífera carreira internacional, tendo realizado dezenas de recitais e masterclasses em teatros, conservatórios e universidades na Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia e Chile, dos quais destacam-se: Universidad de Los Andes – Colômbia; Conservatório do Porto – Portugal; IV Ciclo Internacional de Guitarra de Albacete – Espanha; e Universidade de Rennes - França. Venceu os seguintes concursos de interpretação instrumental: X Concurso Nascente USP - Abril (SP, 2000); I Concurso Internacional Violão Intercâmbio (SP, 1999); XVII Concurso Latino – Americano de Violão Rosa Mística (PR, 1998); II Concurso Nacional de Violão Musicalis (SP, 1998) e I Concurso MOAD (Campos do Jordão, 1999).

Em 2009 empreendeu uma turnê por 20 estados brasileiros, tendo realizado 86 recitais de violão ao lado do violonista pernambucano Henrique Annes, através do projeto SONORA BRASIL, patrocinado pelo SESC e recentemente retornou de uma série de recitais e colóquios em Portugal e Espanha na qual fez a estréia européia da obra integral para violão de Camargo Guarnieri. Atualmente é docente efetivo da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -, tendo coordenado o Curso de Graduação em Música da instituição de 2005 a 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário