30 Dom 11H00 | Recital Carmen Nakasu de Souza - soprano | Aimar de Noronha Santinho - piano


(ATENÇÃO: Este recital terá uma reapresentação no dia 04 de Outubro às 20h30)

"VerTer Amor: Água"
Recital CARMEN NAKASU DE SOUZA - soprano
ao piano AIMAR DE NORONHA SANTINHO

"Porque vos espantais se venho sobre as ondas?" (...)
 Primeiro Poema - Mário Faustino
 
Programa:


Contar:

Wigmund (Dedicação) - Myrthen, op. 25 (1840) Robert Schumann
Die Lotosblume (A Flor de Lótus) - Myrthen, op. 25 (1840) Robert Schumann
Dein Blaues Auge halt so still (Seus olhos azuis) – Lieder und Gesänge, op. 59 (1873) Johannes Brahms
Après un rêve (Depois de um sonho) – Trois Mélodies, op. 07 (1870-1878) Gabriel Fauré
Chanson d’amour (Canção de Amor) - Deux Mélodies, op. 27 (1882) Gabriel Fauré
Nuit d’Etoiles (Noite de Estrelas) (1880) Claude Debussy
Melodia sentimental - Serestas, Heitor Villa-LobosCantiga do Viúvo - Serestas, Heitor Villa-Lobos
Anjo da guarda - Serestas, Heitor Villa-Lobos
Modinha - Serestas, Heitor Villa-Lobos


Interlúdio:

Dança Espanhola n. 5 – Andaluza (Enrique Granados)


Encenar:

Io son l’umile ancella - Adriana Lecouvrer – Francesco Cilea
Porgi, Amor - Le Nozze di Figaro (1785-1786) W. A. Mozart
Dove sonno - Le Nozze di Figaro (1785-1786) W. A. Mozart
Deh vieni e non tardar - Le Nozze di Figaro (1785-1786) W. A. Mozart
Ária da Julieta - I Capuleti e i Montecchi (1830) Francesco Bellini
Je veux vivre - Romeo et Juliette (1867) Charles Gounod



oo0oo

Carmen Nakasu de Souza - soprano. Iniciou seus estudos aos 13 anos de idade com a soprano Hercília Block. Depois estudou com Regina Boher, Andrea Kaiser na Escola Municipal de Música de São Paulo, Leilah Farah, Inês Stockler, Lenine Santos e atualmente é orientada pelo professor Walter Chamun. Formou-se em Literatura Portuguesa e Linguística pela Universidade de São Paulo em 1998. Desenvolveu de 1995 a 1999 um trabalho de música antiga, integrando a Camerata Santa Cecília. De março a Junho de 2012 integrou um duo com Fernando de Castro, em que fez de música de câmara e árias de ópera. 
Aimar de Noronha Santinho - Pianista. Nasceu em Lins (SP), onde começou seus estudos de piano no Conservatório Musical de Lins com a professora Ana Maria Morotti aos 6 anos de idade. Por motivos familiares estudou em vários conservatórios do interior dos Estados de São Paulo e Paraná.
Diplomou-se pela Faculdade Paulista de Arte da Academia Paulista de Musica e foi aluno do pianista e professor Gilberto Tinetti.
Aos 17 anos faz seu primeiro concerto profissional com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto com o Concerto e Ré Maior de Haydn sob a regência do maestro Viegas Neto.
Em 1985, com uma bolsa de estudo do Rotary Club, passa a residir na Alemanha para dar continuidade à sua formação. Em 1987, com outra bolsa de estudos de sua cidade natal se transfere à Barcelona (Espanha) para ser aluno de Roberto Bravo no curso de “Pós Grado” do Conservatório Superior de Musica Municipal de Barcelona.
Nos 19 anos que morou em Barcelona desenvolveu uma intensa atividade como pianista solista, camerista e como docente.
Colaborou como concertista em varias salas de concertos de todo território espanhol, destacando Fundación Juan March de Madrid, Sa Nostra de Mallorca, Sala Cultural Cajá Madrid, Juventudes Musicales de Barcelona, Gran Teatre del Liceu de Barcelona.
Participou como camerista de vários espetáculos líricos como “Premoderns”, “El duo de la sudafricana”, El empresário teatral” (Mozart), “Ópera para uma exposición”, etc.
Idelalizou espetáculos como “ConCiertoAmor” e “Dichterliebe (Clara, amor de poeta)”; espetáculo este que foi levado à toda província de Barcelona pelo programa cultural do governo desta cidade.
Tem atuado em concertos na França, Itália , Alemanha e Argentina. Gravou para Radio Nacional de Espana, Televisió de Catalunya (TV3 e TV33).
Formou duo de violino e piano com a Violinista brasileira residente em Barcelona Edith Maretzky. Foi pianista da Compania de Ópera P.O.L.S. de Barcelona.
Foi aluno do Curso de Máster de Música Española de la Academia Marshall de Barcelona com a pianista e professora Alicia de Larrocha.
É professor de piano e música de câmara da Escola Municipal de Música de L´Hospitalet de L´Infant (Tarragona).
Em todos esses anos que morou na Europa nunca perdeu o contato com o Brasil, voltando pelo menos uma vez por ano atuando como solista, camerista e como professor em varias salas de concertos e conservatórios de musica do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina (Teatro do CIC, Teatro Álvaro de Carvalho, Amazonas (Teatro do Amazonas, Manaus), Pará (Igreja do Santo Alexandre, Belém) etc.
Desde julho de 2006 reside em São Paulo e foi aluno do curso de pos graduação da UNICAMP nas disciplinas de Pedagogia do Piano e Poética da Ópera.
Foi pianista convidado do 5º Barcelona Festival of Song no mês de julho de 2009, onde realizou um concerto em homenagem à Villa-Lobos.
Foi professor de piano e pianista repertorista do Centro Municipal de Música “Walda Tiso Veiga” de Alfenas
Pianista e fundador e diretor artístico da Cia Lírica DeCantoEnCanto.
Atualmente é professor de piano do Instituto de Educação e Cultura SoArte e Auxiliar Técnico Pedagógico do Projeto Guri em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário