11 | Dom | 11h00 e 15 | Quin | 20h30 - Trio ISTO É BRASIL



NOVEMBRO 2012
11 | Dom | 11h00 e 15 | Qui | 20h30

Trio ISTO É BRASIL

Luciana Gastaldi (piano) Hélio Amaral (violão) Gilberto Alves (Giba)  (percussão)


Programa:

1. Floreaux (Ernesto Nazareth)
2. Canhoto (Radamés Gnattali)
3. Talismã (Ernesto Nazareth)
4. Negaceando (Radamés Gnattali)
5. Tenebroso (Ernesto Nazareth)
6. Bolacha Queimada (Radamés Gnattali)
7. Ouro Sobre Azul (Ernesto Nazareth)
8. Seu Ataulpho (Radamés Gnattali)
9. Apanhei-te Cavaquinho (Ernesto Nazareth)
10. Papo de Anjo (Radamés Gnattali)
11. Topázio Líquido (Ernesto Nazareth)
12. Alma Brasileira (Radamés Gnattali)
13. Odeon (Ernesto Nazareth)
14. O Gato e o Canário (Pixinguinha)

Arranjos: Luciana / Hélio / Giba



 Embora Ernesto Nazareth e Radamés Gnattali tivessem em mente o piano ao compor seus choros, é comum suas composições serem adaptadas para os instrumentos típicos de conjunto de choro (flauta, bandolim, cavaquinho, etc.). De tão bem elaboradas, algumas dessas versões parecem ter sido feitas especialmente para esses conjuntos. Muitas vezes, por outro lado, a grande quantidade de informações contidas na partitura se perde na adaptação. O TRIO ISTO É BRASIL, pretende recuperar a riqueza instrumental do arranjo original para piano tendo ao mesmo tempo o cuidado de preservar a característica dos conjuntos de choro.



Luciana Gastaldi - piano
Luciana Gastaldi é natural de Londrina – Paraná. Graduou-se em Piano na Faculdade de Música “Mãe de Deus” de Londrina, sob a orientação do professor Antônio Geraldo Delorenzo.
Participou de Master Classes com renomados professores como: Jacques Klein, Gilberto Tinetti, Homero Magalhães, Magdalena Tagliaferro, Olga Kium, Anna Yarovaia, Caio Pagano, Ney Fialkow, Piôtr Oczkowski, Eduardo Monteiro, Eudóxia de Barros e outros.
Graduou-se também em Matemática e, posteriormente, concluiu os cursos de Mestrado em Matemática (1989) e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2003).
Gravou, em 2001, o CD intitulado “Joel Nascimento - suas composições para piano - seu bandolim”, e criou, em 2002, o grupo Choro na Mão, conjunto de choro.
Participa anualmente das Oficinas de Música de Curitiba desde 1999 e dos Festivais de Música de Londrina desde 1996 e apresentou-se com renomados professores como Cláudio Jafé, Joel Nascimento e outros.
Atuou como pianista acompanhadora no Festival de Música de Londrina de Julho de 2008 e de 2009 e no I Encontro Internacional de Trompetistas em Novembro de 2008.
Atualmente é professora do Departamento de Matemática da UEL, na classe de professora Adjunta e doutoranda do Curso de Doutorado em Educação da USP – São Paulo.
Participa ativamente de apresentações, ora como solista, ora acompanhando outros instrumentistas.

Hélio Amaral - violão

Hélio Amaral foi músico de rock em sua juventude, decidindo somente aos 26 pelo violão. Estudou com o professor Jair de Paula, famoso mestre do Conservatório de Tatuí, que o influenciou definitivamente pelos caminhos do violão brasileiro e do choro.
Por 27 anos pesquisou a música brasileira em todas as suas vertentes, tornando-se músico profissional há somente dois anos, com a formação do Trio Isto é Brasil.

Gilberto Alves
(Giba) - percussão
Gilberto Alves, nasceu em São Paulo, estudou acordeon de 1958 a 1961 com os professores, Armando Patti e Alvaro Cicarelli.

Em 1970, foi integrante do conjunto musical que acompanhava shows dos artistas da jovem guarda Paulo Sergio, Nalva Aguiar, Antonio Marcos e Vanuza.
Acompanhou o Cantor Zé Geraldo, em vários festivais da musica popular brasileira, como Piracicaba, Festival de Caldas MG, Alfenas. Em 1976, gravou como tecladista, com o grupo de rock Pão com Manteiga.
Foi integrante do quinteto de choro 1XO participando como violonista seis cordas tendo no elenco, Oswando Cola Grande violão 7 cordas, Roberto bandolim, tigrão pandeiro e Joãozinho cavaquinho..conjnuto que se apresentava em eventos diversos e participou em 1985, de 05 apresentações no programa Choro das Sextas pela TV Cultura de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário